Sobre o Icetran e seus cursos na área de trânsito e transporte

O Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes, ICETRAN, surge em 1998, com sede em Florianópolis-SC, como resposta a ação efetiva da comunidade técnica científica que, ao longo dos anos, vem buscando incessantemente padrões e níveis de qualidade no processo de capacitação e formação de mão-de-obra operacional e administrativa pela condução de valores humanos (ir e vir de pessoas) e materiais (riquezas e produções) da sociedade brasileira. É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, tendo como principais atividades o ensino, a extensão e a pesquisa. Seus cursos na área de trânsito e transporte são referência no Brasil e devidamente homologados pelos órgãos responsáveis.

Dentre os grupos de diferentes profissionais formados pelo Icetran, destaca-se o Curso de Formação para Agentes da Autoridade de Trânsito. Com efeito, no Estado de Santa Catarina executou o treinamento dos Agentes de Trânsito dos municípios de Balneário Camboriú, Caçador, Lages, Brusque, Indaial, e Itapema. Igualmente, realizamos a formação de Agentes de Trânsito dos Estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco. Ainda, realizou o curso de atualização para a Guarda Municipal de Florianópolis e a Guarda Municipal de Blumenau, tendo também atualizado os Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú.

Importante ressaltar o que faz do ICETRAN ser considerado a melhor e mais importante Instituição da área educacional ligada ao setor de trânsito e transportes em nível Estadual e Federal. Somos uma Instituição experiência de vários anos de atuação no mercado, com cursos na área de trânsito, credenciados junto ao Ministério das Cidades, através do Departamento Nacional de Trânsito, e o credenciamento do DETRAN/SC. Igualmente credenciado pelos DETRAN dos Estados de Pernambuco, Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, onde atuamos na formação, atualização e reciclagem de condutores e profissionais através de nossos cursos na área de trânsito e transportes.

Cabe também destacar que, o Icetran é Instituição reconhecida como de Utilidade Pública Municipal de Florianópolis (através da Lei 6.115, de 29 de novembro de 2002) e de Utilidade Pública Estadual de Santa Catarina (através da Lei 15.762, de 14 de março de 2012).

Com o propósito de preparar profissionais qualificados e multiplicadores para a área acadêmica, o Icetran também mantém parceria com Universidades e Faculdades dentro do Estado de Santa Catarina e em outros Estados, para os cursos de Pós-graduação de Direito, de Psicologia, e em Gestão de Trânsito e Transportes.

Cursos na área de trânsito e transporte

Atualmente vêm se destacando na área de ensino a distância em vários cursos na área trânsito, como por exemplo: Reciclagem de condutores infratores, atualização, motofrete e mototaxi e recentemente o curso semi presencial de taxista.

Concluindo, por questões como as citadas acima e por ter em seu quadro profissional uma equipe técnica da mais elevada competência na área de trânsito e transportes, com formação acadêmica em nível de Pós-graduação “lato sensu”, Mestrado, e Doutorado, além de serem atuantes nas principais instituições públicas e privadas  responsáveis pelo setor, é que o ICETRAN tem se destacado como a Instituição mais qualificada no Estado de Santa Catarina e uma das mais qualificadas do Brasil.